A indisciplina dentro de sala de aula é talvez um dos grandes problemas que afligem professores e diretores escolares na atualidade.
Para BASSO (2010) :
[...]até bem pouco tempo esse problema era entendido, de forma geral, como um problema do aluno. Entretanto, reduzir a disciplina escolar às faltas cometidas pelos alunos pouco contribui para a compreensão e solução do problema. Hoje sabemos que a indisciplina não pode ser entendida de maneira ingênua, como sedissesse respeito a um ou outro elemento do processo educativo.
LA TAILLE (1996, p.9) diz que “definir indisciplina não é tarefa fácil. Ao contrário.O tema é delicado, perigoso até”.Segundo o autor, são três os motivos que justificam essa afirmação:
-dizer que a indisciplina acontece pela falta de valores do nosso tempo pode ser um moralismo ingênuo.
-Explicar o fenômeno em uma única dimensão excluiria outras perspectivas, como sociológicas e pedagógicas.
-A indisciplina pode ter muitas interpretações dependendo do contexto onde está inserida, trazendo consigo uma certa ambigüidade, como podemos ver a seguir:
[...] o conceito de indisciplina, como toda criação cultural, não é estático, uniforme, nem tampouco universal. Ele se relaciona com o conjunto de valores e expectativas que variam ao longo da história, entre as diferentes culturas e numa mesma sociedade: nas diversas classes sociais, nas diferentes instituições e até mesmo dentro de uma mesma camada social ou organismo (Rego, 1996, p. 84).
Portanto, podemos definir indisciplina começando com uma análise do conceito de disciplina, uma vez que uma significa a falta da outra.
Conceituando disciplina e indisciplina
A palavra disciplina tem a mesma origem da palavra "discípulo", que significa "aqueleque segue", que, segundo Carvalho (1996), é o aprendiz que se submete às regras do quepretende aprender ou à autoridade do mestre que o inicia em uma arte ou área do conhecimento.Sendo assim, percebe-se ambigüidade também na palavra discIplina.Porém, em todas as definições, as palavras ordem, normas e regras são elementos comuns e imprescindíveis.
A indisciplina, por sua vez, é tratada como um comportamento contrário a disciplina, “como um comportamento inadequado, um sinal de rebeldia, intransigência e desacato, traduzido na falta de educação ou de respeito pelas autoridades, na bagunça ou agitação motora" (REGO, 1996, p. 85 apud BASSO, 2010).
Para LA TAILLE (1996, p. 10) o principal motivo que leva a indisciplina seria o caos do comportamento, a revolta do indivíduo contra as regras, sendo necessário investigar as causas de tal revolta.Porém, mesmo esta opção sendo a mais palusível, o autor não descarta a idéia de que a indisciplina é uma conseqüência do desconhecimento das regras.
Sendo assim, a indisciplina seria tratada como um problema de comportamento, mas esse conceito é errôneo e deve ser revisto.
[...] o conceito de indisciplina apenas como “problema de comportamento” precisa ser superado e assim devemos considerar outras dimensões além da comportamental, para englobar os diversos aspectos psicossociais envolvidos neste fenômeno (GARCIA, 1999, p. 102).
Alguns autores tratam a indisciplina visionando outros ângulos:
“A indisciplina pode ser vista como uma forma do indivíduo se mostrar para o mundo,mostrar sua existência; em alguns casos, tem somente a intenção de ser ouvido poralguém” (FREITAS, 2007).
“A indisciplina pode ser uma maneira de a criança e o jovem informarem que algo não vai bem. Nesse sentido, seria um sintoma cujas causas podem estar localizadas naesfera pessoal, familiar, escolar ou comunitária.” (PÓVOA; SUDBRACK, 2004).
Sob esses pontos de vista, a indisciplina pode ser algo mais do que o descumprimento de regras, ela pode ser uma grande fornecedora de informações sobre a relação entre a escola, os alunos e os conteúdos. (FORTUNA, 2006, p. 89 apud BASSO, 2010).
Porém, o que se busca não é a completa aceitação a esse descumprimento de regras, mas sim um caminho com novas alternativas de ação.