A ideia de que o professor deve ir além da aprendizagem em sala de aula está se expandindo, pois os assuntos estudados em sala de aula já não são suficientes para se alcançar o conhecimento, por tanto, cada vez mais se amplia a importância das pesquisas no âmbito educacional. Neste sentido, ressalta-se que é competência, também, do professor buscar ampliar seu conhecimento através de pesquisas científicas para obter conhecimento e a partir daí levar aos alunos seus novos conhecimentos, contribuindo para diversas áreas de conhecimentos. O professor já não deve ficar apenas esperando investimento da Instituição de Ensino para realizar determinadas pesquisas, as mesmas podem partir do próprio ser humano.
A criança tem de ser tratada como algo a ser construído de forma sistemática e condizente com sua realidade e idade. A criança não é um adulto em miniatura, sendo assim todo sistema mental da criança age de formas diferentes, remetendo o professor a entender o aluno como ele é e não da forma que nós vemos o mundo.
A formação docente é de extrema importância para o estudo das diferentes abordagens sobre as teorias do desenvolvimento para que o processo de ensino-aprendizagem venha a responder ás necessidades do aluno. O pensamento do individuo, implica não só em mudanças de quantidade, mas de qualidade e a relação entre esse individuo e a sociedade é que determina o seu desenvolvimento.
(...retirado de artigo de Cleber Betcher...)