ATITUDES E VIVÊNCIAS DE UM PROFESSOR MEDIADOR


Cleber Betcher
Rosemari Probst Soares (orientadora)



RESUMO

Este trabalho tem como objetivo mostrar uma nuance do que é mediar, da diferença entre mediar e ensinar e como é o professor mediador no âmbito da sala de aula. Mostra-se como um professor pode se tornar mediador levando-se em conta a quem ele vai ensinar e o que deve ensinar. Quando se fala em educação é importante frisar que os alunos não são meros telespectadores, mas, autores e atores da aprendizagem. O professor é mediador desse processo. Por isso, ele deve ser flexível e descobrir no aluno algo positivo e trabalhar este aspecto para conquistá-lo.  A retenção do conhecimento só acontece quando ocorre reciprocidade: diálogo professor - aluno. O educador é parceiro do educando. Os educadores têm a missão de mostrar os meios e modos para que os estudantes sintam prazer em estudar.  O resultado desta pesquisa bibliográfica diz que para se tornar um mediador o professor tem de aprimorar seus conhecimentos educacionais e científicos através de muita pesquisa e estudo do meio também por assim dizer. Mas nada substitui a vivência de um professor que trás experiência. Essa vivência, com experiência, tem que ser direcionada à vivência do aluno, pois a principal personagem na história de vivência de uma pessoa que se torna professor e mediador se confundi com a história do aluno. 

Palavras-chave: mediar, ensinar, pesquisa, vivência.


1 INTRODUÇÃO

          O sistema educacional está tornando os alunos acéfalos. Dá-se o conhecimento pronto para eles. Isso mutila a criatividade dos jovens.
Não basta cobrar dos alunos. É preciso explicar as causas e consequências de certas atitudes. O professor que ameaça o aluno dizendo que se o "pegar" colando, lhe dará zero, não está educando! Por quê? Porque o educando precisa entender e se conscientizar que colar é um roubo, um ato corrupto, um desvio ético.
Quem colar enganará a si mesmo, pois estará se apropriando de um conhecimento que não é seu e no dia em que ele for prestar um vestibular ou concurso público sairá em desvantagem.  Infelizmente, só percebemos atos corruptos quando um político desvia dinheiro público. Contudo, um ato corrupto não leva em conta apenas o montante de dinheiro desviado, mas a ação em si, que é errada...
O professor precisa estar atento quando a sua função mediadora para conduzir o trabalho pedagógico gerando conhecimentos de forma efetiva aos seus alunos, para que estes venham a adquirir uma perspectiva mais ampla em sua aprendizagem.
 Diante disto, o presente artigo apresenta a seguinte problemática: Quais são as características do professor mediador?
          Com base nesse problema, objetivou-se apontar as características necessárias a um educador para que se torne um verdadeiro mediador do conhecimento.
De acordo com Gil (2007), de natureza qualitativa, quanto ao seu objetivo, a pesquisa é descritiva. Usou-se como procedimento a pesquisa bibliográfica.


2 PROFESSOR MEDIADOR
         
A criança não é um adulto em miniatura, sendo assim todo sistema mental da criança age de formas diferentes, remetendo o professor a entender o aluno como ele é e não da forma que nós vemos o mundo.
A formação docente é de extrema importância para o estudo das diferentes abordagens sobre as teorias do desenvolvimento para que o processo de ensino-aprendizagem venha a responder ás necessidades do aluno. O pensamento do individuo, implica não só em mudanças de quantidade, mas de qualidade e a relação entre esse individuo e a sociedade é que determina o seu desenvolvimento.
De acordo com Campos (2008), todos os professores devem passar por reciclagens constantes através de cursos e treinamentos de capacitação pedagógica, com foco em metodologias, ética, desenvolvimento de materiais, dinâmicas, identificação do perfil dos alunos, dentre outros. Segundo Silva (2008), não basta ser um bom pesquisador, necessário se faz que seja, também, um bom transmissor de conhecimentos. O professor tem que realizar pesquisas, ser uma ponte para o alcance do conhecimento do aluno, através da transmissão de conhecimentos.
Nós professores, devemos nos perguntar quais são os tipos de ambientes de aprendizagem e quais são os mais adequados á favorecer o desenvolvimento da criança.
          Faz-se necessário o uso de ferramentas culturais e linguísticas nesse processo de mediação. Muito mais que um processo de assimilação e acomodação, é um processo de internalização, na qual a criança domina e se apropria.
          A internalização se baseia na construção do conhecimento a partir de vivências externas. Sabe-se que o sujeito está condicionado ao meio e as experiências nele vividas, portanto, o professor deve criar um meio, o externo, de forma a construir o interno do aluno.
O professor mediador é aquele que faz com que a criança viva as suas experiências de forma que as aproveite para geração de conhecimento do meio e do todo.
O professor em consonância com a escola pode levar o aluno a utilizar os conhecimentos do meio para aprimorar sua capacidade de entender e avançar para o lado mais científico desse conhecimento de modo a ser capaz de racionalizar um certo exercício de sala de aula, resolvê-lo e adquirir as habilidades necessárias para resolver outros mais gradativamente.
Sabendo que a escola é o lugar onde a dominação e a sistematização do conhecimento acontece, precisamos estar de olho nas interações do processo de ensino-aprendizagem em um contexto específico.
Qualquer que seja o conhecimento adquirido espontaneamente pela criança tem que ser alinhado, pelo professor, com o conhecimento científico, fazendo com que o aluno tenha interesse por aquilo que houve e é induzido a aprender o porquê disso.


3 QUEM É O PROFESSOR MEDIADOR

          Um professor mediador é aquele que não se considera como detentor absoluto do saber, mas como alguém que irá colaborar com o educando na construção do conhecimento. Dessa forma, sua metodologia de trabalho coloca o aluno como sujeito do processo educativo, interagindo e participando ativamente das aulas.
O professor mediador é aquele que antecipa às necessidades intelectuais do aluno como membro de uma sociedade. Ele sabe pesquisar e também adquirir o conhecimento correto e das formas de como colocá-los aos ao seu favor no momento em que se depara com as indagações desses alunos.
          Deve-se salientar que nenhum professor “sabe tudo sobre tudo”, mas esse professor tem que saber onde procurar as respostas e, sobretudo, indicar o caminho delas aos seus alunos. Fazendo isso com interatividade, ou seja, nada melhor do que um professor saber problematizar e um aluno procurar as resposta em seus conhecimentos cotidianos e científicos gradativamente.
Podemos dizer que a compreensão que o professor tem do aluno e do que deve realizar com ele tem muitas implicações para o seu trabalho. Cabe-lhe permitir que o aluno revele-se por si, mostre-se naquilo que pede como ajuda. O professor é o organizador do ambiente social (conforme escreveu Vygotsky, 2003), que é o fator educativo por excelência. É por isso que ele enfatiza a posição do aluno como aquele que dirige o seu próprio processo de aprendizagem.


4 CONCLUSÃO
         
Assumir-se como professor requer a clareza de muitos aspectos constituintes da missão a ser realizada. É preciso, sim, ter metas e objetivos, saber sobre o que se vai ensinar e utilizar de muita pesquisa e preparação, saber o que ensinar e para quem está ensinando, e é disso que decorre o como realizar. Colocar tudo isso em prática deve-se a muita aplicação e dedicação de quem está conduzindo o processo e dos alunos que tem que assimilar de forma satisfatória aquilo que é proposto nesse mesmo processo.
Professor mediador é aquele que não dá as respostas prontas para ao aluno, mas sim mostra os caminhos para que o aluno sozinho as encontre. Nesse sentido, o professor é um mediador nessa relação (apenas indica formas para que o aluno por si só encontre o conhecimento) e o aluno, por sua vez, um sujeito no seu ato de aprender ( Ele que chegou à resposta, não lhe foi dada de graça).
Enfim, a partir dessa relação consigo mesmo e com o aluno a mediação fornece visões, ou mesmo versões, sempre construídas, que esse aluno tem que compreender, interpretar, adaptar, aceitar ou rejeitar.
Uma construção pessoal, de professor e aluno, na medida em que cada indivíduo, em seu contexto social e econômico e conforme sua experiência de vida forja uma ideia de si mesmo, daquilo que ele prefere, do modo como gosta de ser considerado e tratado e, enfim, daquilo que precisa ensinar e/ou aprender constrói uma moral histórica e social de cada um deles e principalmente de uma criança que precisa aprender a prender com a mediação de seu professor.
Ensinamos nossos alunos a serem rivais. Os fins justificam os meios! Esse relativismo joga no lixo a ética e a moral. Tudo é permitido. O importante é vencer.        Nem que pra isso tenha de usar de artifícios menos éticos.
Quando questionamos os estudantes acerca dos cursos que eles pretendem frequentar geralmente aparecem: medicina, direito, engenharia, administração... Por quê? Porque eles não estão interessados em ajudar o próximo, mas sim, ganhar dinheiro e ser valorizados... Por conta dessa pretensão capitalista encontramos tantos jovens confusos, infelizes...
O importante é ser feliz. Gostar do que faz está na base de todo sucesso, exercer um ofício só pensando no salário é o início do fracasso, do desânimo e da frustração profissional... Ser professor não é uma profissão, mas, uma vocação, um sacerdócio que tem a missão de construir uma sociedade justa, honesta, fraterna, conhecedora de seus direitos e deveres...


Referências

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

CAMPOS, W. Treinamento docente gera o desenvolvimento discente. Disponível em:< http://www.artigonal.com>. Acesso em: 28 out. 2011.

VYGOTSKY, L. S. A Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

19 Responses so far.

  1. Unknown says:

    Eu acho essa proposta realmente ótima é uma maneira de valorizar mais as atitudes do aluno.

  2. Unknown says:

    Se todas as instituições de ensino, junto com seus professores,tivessem essa visão da educação. O Brasil estaria muito melhor.
    Uma educação bem construida.Faz toda a diferença nas atides do sujeito quando está na fase adulta.
    Esse texto em poucas linhas(relativo a educação), explicou as diretrizes correta para instruir um educando.E descreveu corretamente o que é ser um professor.

  3. Juju says:

    tudo isto tinha que se realizar, a firmeza e a clareza passada para seus alunos,afim que melhorias não depende só do professor,mas é a fonte maior.

  4. Juju says:

    tudo isto tinha que se realizar, a firmeza e a clareza passada para seus alunos,afim que melhorias não depende só do professor,mas é a fonte maior.

  5. Juju says:

    tem coisas que não depende só do professor,há medidas a ser tomada partindo de nós sim, e que com clareza e respeito podemos mudar o mundo imagina uma sala de aula.

  6. ana says:

    uma boa educação faz toda a diferença

  7. ana says:

    uma boa educação faz toda a diferença

  8. Unknown says:

    o professo tem que se criativo com seu alunos ,fazer que eles sinta curiosidades no abordado em sala de aluna

  9. Unknown says:
    Este comentário foi removido pelo autor.
  10. Unknown says:

    ser professor é nós temos uma clareza, de um mundo melhor de uma educação eficaz , que faz os nossos alunos refletir sobre uma sociedade capaz de mudanças!

  11. Unknown says:

    Sobre o professor como mediador,ele tem a capacidade de levar o conhecimento para o alunos ,e não e só leva o conhecimento e também de trazer o conhecimento do aluno de uma certa e uma troca de aprendizagem . A onde vai estimula o aluno sempre o querer saber mas.

  12. Unknown says:

    Sobre o professor como mediador,ele tem a capacidade de levar o conhecimento para o alunos ,e não e só leva o conhecimento e também de trazer o conhecimento do aluno de uma certa e uma troca de aprendizagem . A onde vai estimula o aluno sempre o querer saber mas.

  13. Unknown says:

    o professor mediador transmite o aluno as variadas formas de aprendizado,fazendo com que o aluno se interesse mais pela aula.Eu mesmo vivenciei determinada cituaçao onde o aluno falava hoje tem aula com aquele professor legal que ensina sem ta so escrevendo no quadro.

  14. Unknown says:

    os professores medieval deve sempre levar sempre o conhecimento para os alunos pra que eles aprende mais sobre os ensinos...

  15. Unknown says:

    O professor mediador somente se realiza quando consegue proporcionar meios para que todos os seus alunos aprendam. Mesmo com salas de aula tão heterogêneas, seja no aspecto cultural ou socio-econômico, o professor mediador sente-se desafiado a buscar estratégias para cumprir suas metas e alcançar seus objetivos pedagógicos/educacionais.

  16. Unknown says:

    um bom professor constrói uma sociedade melhor,se levar a serio o compromisso e a responsabilidade que tem, a educação faz toda diferença principalmente no mundo atual.

  17. O professor mediador tem a função de inspirar o seu aluno a aprender e quanto é valioso este apoio . Com respeito multo as barreiras são superadas e o educando vai ser o autor no seu processo de sua formação.

  18. Eu me considero uma vítima do capitalismo,pois só agora sei realmente a minha felicidade.Gostei da conclusão.

  19. Eu me considero uma vítima do capitalismo,pois só agora sei realmente a minha felicidade.Gostei da conclusão.

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