ORGULHO PARA A NOSSA ESCOLA EEB MANOEL GOMES BALTAZAR PELA 1ª PARTICIPAÇÃO EM UMA FEIRA DESTE PORTE. PARABÉNS E VAMOS EM FRENTE RUMO AO DESENVOLVIMENTO!!!!!






Prezados:

Elisa Iahn Goettems

Cleber Nazário Betcher

A FEBRACE recebeu mais de 1500 projetos desenvolvidos por estudantes de todo o Brasil, e o Comitê de Seleção de Finalistas e das Feiras Afiliadas à FEBRACE selecionou 324 projetos para participar como finalistas da Mostra de Projetos, em Março de .

A Organização FEBRACE agradece a sua participação, entretanto o projeto Asfalto solar (678) não foi classificado como finalista para a FEBRACE .

A FEBRACE possui uma quantidade limitada de espaços disponíveis na Mostra de Projetos, e os critérios de seleção considerados na definição dos finalistas foram os seguintes:

1) Adequação às Regras da FEBRACE:


- Os projetos devem ser desenvolvidos, pelos estudantes, individualmente ou em grupos com até no máximo 3 estudantes. Não é permitida a participação de projetos desenvolvidos por mais do que 3 estudantes.
- Os projetos devem ser de autoria dos estudantes, não devendo apresentar cópia ou plágio de conteúdo sem referência à origem e autoria dos textos.
2) Limite de projetos por escola:

- Estabelecemos um limite máximo de 4 projetos por escola, incluindo projetos selecionados através de feiras afiliadas escolares, mas excluindo projetos selecionados através de feiras regionais ou nacionais.
3) Avaliação:

- A partir da análise da documentação submetida, os projetos são avaliados pelo Comitê de Pré-Avaliação de acordo com os seguinte critérios:

- criatividade e inovação,
- aplicação de Método Científico ou Método de Engenharia,
- profundidade e clareza.
- Nos casos de continuação de projetos anteriores, analisa-se principalmente a relevância dos avanços deste ano em relação ao trabalho realizado no ano anterior.
- E, a partir das avaliações e dos comentarios encaminhados pelo Comitê de Pré-Avaliação, o Comitê de Seleção indica os projetos selecionados para participar da mostra de projetos.


Desejamos sucesso na continuidade de seu trabalho e aumento no seu interesse pela pesquisa e pelo desenvolvimento científico.

Seguem abaixo os Comentários da Comissão de Seleção de Finalistas sobre seu projeto:

Motivo de Não Seleção: Nota Insuficiente: O projeto não alcançou a pontuação mínima exigida ou não completou todos os critérios avaliados.

Comentário do Comitê de Seleção:Desenvolver mais a pesquisa, aplicando uma metodologia.

Vocês têm uma ideia interessante, mas precisam aprofundar nesse projeto, explicar características do que já está funcionando e se possível propor alguma alternativa. Procurar justificar o que vocês propõem. Sempre que possível, escrever em relatório tudo o que é estudado ou feito para que os avaliadores entendam o que está sendo feito. Dê sequência ao projeto, pois a ideia é realmente boa.

Que tal vocês testarem um protótipo no laboratório? Talvez um pedaço de asfalto, um secador de cabelo, um circuito elétrico e ver se consegue acender uma lâmpada. Continuem aprofundando as ideias.

Continue a pesquisa e apresente o trabalho novamente, lembrando que é importante que um projeto contemple todas as etapas envolvidas na metodologia científica (enunciação do problema ou afirmação; desenvolvimento de uma hipótese; desenvolvimento de um procedimento para testar a hipótese; observação dos resultados; análise; conclusão).
Uma vez definido o problema, a hipótese e o objetivo, desenvolva o projeto procurando não apenas comprovar sua ideia, mas também refutá-la.
O registro de todo esse procedimento no relatório, os resultados, avaliações e conclusões, serão de extrema ajuda para o desenvolvimento do seu projeto e para o trabalho de outros pesquisadores.





A Comissão Organizadora da 10ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE - agradece a sua participação e espera contar com outros projetos para os próximos anos.

Lembrando que, para participar da feira, é necessário ter menos de 21 anos e estar cursando o 8° ou 9° anos do Ensino Fundamental, o Ensino Médio, ou o Técnico.

Contamos com a sua compreensão.

Atenciosamente,

Prof.ª Dr.ª Roseli de Deus Lopes

Coordenação Geral da FEBRACE
febrace@lsi.usp.br
www.febrace.org.br

11-3091-5430        

Leave a Reply